Plataforma 3D para Cultura de Células e Tecidos

Cultivar células em sistemas bidimensionais convencionais (2D) para mimetizar a situação in vivo é um desafio. Nesse ambiente, não somente a comunicação entre as células é perdida, mas também suas propriedades mecânicas e bioquímicas. O objetivo da cultura de células 3D (tridimensional) é fornecer um ambiente que se assemelhe com precisão ao complexo ambiente que as células circundantes experimentam em seus tecidos nativos, permitindo o crescimento, diferenciação e funcionalização in vitro.

Plataformas 3D constituídas de nanofibras poliméricas naturais estão sendo cada vez mais utilizadas em áreas como engenharia de tecidos, medicina regenerativa e pesquisas com células-tronco. Isso ocorre não somente devido à sua semelhança estrutural com a Matriz Extracelular (MEC) mas, também, devido à alta consistência lote a lote, capacidade de moldar os biomateriais em diferentes formas geométricas e a ausência de derivados animais.

Micrografia eletrônica - Colágeno Humano - Biocelltis Biotecnologia

Colágeno Humano - Micrografia eletrônica

Nanofibras da Matriz 3D CellFate da Biocelltis Biotecnologia

Nanofibras da matriz 3D CellFate ®

Matrizes 3D CellFate da Biocelltis Biotecnologia são feitas para cultivar células humanas e animais em laboratório

Matrizes 3D CellFate® da Biocelltis Biotecnologia são desenvolvidas para cultivar células e tecidos humanos e animais em laboratório

As Matrizes 3D CellFate® desenvolvidas pela Biocelltis são biomateriais compostos por nanofibras poliméricas naturais de 50 a 100 nm de diâmetro, semelhantes ao colágeno humano, biocompatíveis, estéreis, prontas para uso e ideais para cultivar células e tecidos humanos e animais em laboratório.

A Biocelltis oferece matriz 3D Cellfate® para utilização em uma ampla variedade de formatos e tamanhos de placas de cultura de uso rotineiro em laboratórios, além de soluções personalizadas.

Vantagens da matriz 3D CellFate®

  • Reproduzem a estrutura física da matriz extracelular;
  • Compatível com métodos analíticos padrões;
  • Sem necessidade de equipamentos específicos para manipulação;
  • Compatível com meios e reagentes padrões para cultura de células;
  • Produto fornecido estéril e pronto para uso;
  • Produto xeno-free;
  • Armazenamento em temperatura ambiente;
  • Validade 24 meses.
As matrizes 3D CellFate da Biocelltis Biotecnologia reproduzem a estrutura física da matriz extracelular

Nossos resultados

Resultados apresentados pela matriz 3d CellFate da Biocelltis Biotecnologia

Fibroblastos L929 cultivados sobre a matriz 3D CellFate®. Imagem obtida por microscopia eletrônica de varredura (MEV).

Resultado apresentado pela matriz 3d CellFate da Biocelltis Biotecnologia

Células endoteliais de veia umbilical humana (HUVEC) cultivadas sobre a matriz 3D CellFate® e coradas com o reagente Live/Dead. Coloração verde mostra as células viáveis (calceína) e coloração vermelha mostra as células mortas.

Caso de sucesso da utilização da matriz 3d cellfate da biocelltis biotecnologia

Fibroblastos humanos primários cultivados sobre a matriz 3D CellFate® com destaque para núcleo celular em azul (DAPI) e citoesqueleto em vermelho (Faloidina). Imagem obtida por microscopia confocal.